Quem convive cotidianamente com gatos sabe que quando eles não estão fazendo suas travessuras, como pular nas camas e sofás, ou dormir em cima do seu teclado de computador, geralmente estão quietinhos mastigando plásticos, canudos, embalagens de leite, persianas e outros materiais potencialmente perigosos para eles.
Um dos motivos para esse tipo de degustação imprópria é que eles acham essas coisas saborosas. As sacolas de supermercado, por exemplo, às vezes são feitas com amido de milho ou gelatina, o que as torna biodegradáveis, mas também pode lhes acrescentar um saborzinho e, se transportaram algum tipo de alimento, ainda guardam um aroma convidativo.
Mas não se trata apenas de uma sensação gustativa. As sacolas plásticas podem oferecer também um alívio para o estresse, pois o barulho do plástico quando é pressionado, ou a sensação de deslizamento, podem funcionar como prazeres sensoriais para os bichanos.
Mas é bom ficarmos atentos, porque mastigar objetos de plástico que não têm gosto pode ser sinal de uma doença chamada síndrome de pica, que também afeta seres humanos, e se caracteriza por uma vontade incontrolável de comer coisas que não são nutritivas.
Perigos de mastigar plásticos e maneiras de eliminar o vício
Também chamada de picacismo ou alotriofagia, o transtorno tem causas psicológicas nos humanos, mas, quando atinge os gatos, pode também indicar problemas dentários, alguma espécie de distúrbio gastrointestinal ou ansiedade, talvez para se adaptar a uma situação nova de vida, ou a algum novo habitante da casa.
Embora nem toda mastigação de plásticos por gatos tenha algo a ver com doenças, é certo que o hábito certamente vai causar algum tipo de distúrbio., como problemas estomacais ou bloqueios intestinais que acabarão por demandar cuidados veterinários.
Para evitar esses possíveis problemas, uma primeira providência é manter os sacos de plástico fora do alcance do seu gato. Para suprir a necessidade que ele tem de mastigar e morder coisas, ofereça algumas alternativas, como a erva de gato, o catnip, que corretamente usado pode trazer grandes benefícios para o animal, estimulando-o a brincar bastante, se entreter e aliviar o estresse.
A erva age principalmente através do cheiro e pode ser colocada no arranhador, em varinhas ou nos brinquedinhos favoritos do seu gato.