Rio Claro prorroga a suspensão de cirurgias eletivas, apesar das internações em leitos Covid terem diminuído ao menor patamar desde o dia 27 de abril.
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o índice de ocupação de leitos públicos e particulares no município era de 54% nesta sexta-feira (02). Das 96 pessoas hospitalizadas, 50 estavam em UTI e 46 em enfermaria.
Mesmo com o aparente arrefecimento dos casos mais graves de Covid, a secretária municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, assinou portaria prorrogando a suspensão dos procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares, no âmbito das redes pública e privada do município.
Datada de 28 de junho e publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município, a portaria nº 5.619 suspende por mais 30 dias a realização de cirurgias eletivas (veja abaixo).
A suspensão não se aplica aos procedimentos de oncologia e de urgência e emergência.
De acordo com a secretária, a decisão foi tomada considerando a manutenção do quadro epidemiológico do município, bem como “o aumento das internações hospitalares (sic) e o eminente esgotamento da capacidade instalada do sistema de saúde”.
As cirurgias eletivas estão suspensas em Rio Claro desde o dia 28 de maio. Naquela data, 132 pessoas estavam hospitalizadas, sendo 70 em UTI. O índice de ocupação de leitos, públicos e particulares, era de 79%.