Na noite de ontem (17), policiais militares da 1º Companhia do Trigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam mais um homem pelo crime de violência doméstica no município de Rio Claro.
A equipe acionada pelo COPOM (Centro de Operações e Despacho) para atendimento de uma ocorrência no bairro Jardim Panorama. No local dos fatos, após contato com a vítima, foi constatada a agressão. As partes foram conduzidas a UPA e na sequência ao Plantão Policial onde a autoridade ratificou a prisão do agressor pelo crime de violência doméstica permanecendo o mesmo à disposição da Justiça.
Violência Doméstica
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) possui um canal para auxiliar e denunciar os casos, saibo como a seguir.
O que é Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180?
O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.
O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Além do telefone, em quais canais é possível realizar denúncias?
Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Quais os horários de atendimento do Ligue 180?
O Ligue 180 funciona diariamente durante 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço manteve os atendimentos durante a pandemia da Covid-19. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento.