Semana de Museus terá atividades diversas nos espaços culturais administrados pelo governo estadual. Os eventos serão realizados de 17 a 23 de maio como parte da agenda da 19ª Semana Nacional de Museus (SNM), que neste ano tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.
O evento trará atividades para todos os gostos e interesses e, em função da pandemia, tudo ocorrerá no formato digital. A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
“A Semana Nacional de Museus é um evento importante de integração, divulgação e valorização dos museus brasileiros e traz em sua temática uma excelente oportunidade para dialogarmos e refletirmos com a sociedade sobre o futuro dos museus”, afirma Letícia Santiago, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da secretaria.
“Os museus da Secretaria de Cultura participarão desta ação por meio de uma programação diversificada, contribuindo para o fortalecimento do diálogo com seus diferentes públicos e integração com os demais museus do estado e do país”, completou.
O museu Catavento preparou um vídeo explicativo sobre o surgimento e a importância da data para o calendário museológico. O vídeo será exibido no dia 17, a partir das 12 horas, pelo Instagram e Facebook da instituição. Os interessados poderão assistir e ainda participar de um debate sobre o tema desta edição do evento.
A programação segue em todos os museus estaduais localizados na capital, interior e litoral de São Paulo. No dia 18, tem “Luiz Gonzaga – Tradição e regionalismo” na Casa das Rosas para discussão da figura do Rei do Baião e seu papel na difusão das tradições nordestinas. A atividade será realizada por videoconferência, das 19 às 21 horas.
Na Casa Guilherme de Almeida, a jornalista Marlene Laky oferece uma oficina para pessoas que buscam recuperar livros antigos. O curso tem carga horária de dez horas e acontece de 19 a 23 de maio.
O Museu de Arte Sacra, em parceria com a Casa Museu Ema Klabin, realiza no dia 19 a visita integrada para educadores a fim de discutir a religiosidade e o sagrado; replicabilidade; materiais e técnicas; autoria e originalidade. O encontro é online e as inscrições já estão abertas.
“O que preservar para amanhã” é o tema da ação colaborativa proposta pelos museus da Imigração e do Café. O público será convidado a responder uma questão sobre o futuro. Interessados poderão participar por meio de links que estarão disponíveis nas mídias sociais e sites das duas instituições. O resultado será apresentado em uma nuvem virtual de palavras.
A Biblioteca Itinerante da Casa Mário de Andrade quer ampliar o acesso do público à leitura e traz Jonatas Varela, diretor do projeto Prateleira de Quadrinhos, para um bate-papo com Fernanda Mazete, do Núcleo de Ação Educativa do museu Casa Mário de Andrade. Dia 20 de maio, às 16h30.
Marcados pelo fenômeno da intertextualidade, os memes se tornaram um lugar comum não só na cultura pop da internet, mas em manifestações políticas, repertórios culturais e estratégias de linguagem. Provocadores natos, os memes e seus sentidos serão abordados pelo jornalista Guilherme Popolin durante um bate papo no Museu da Diversidade Sexual. Popolin vai contar um pouco mais sobre o #MUSEUdeMEMES e suas experiências, dia 20, a partir das 14 horas.
Para encerrar a semana, o Museu Felícia Leirner, de Campos do Jordão, traz o som do DJ Meszo, que vai mostrar mixagens de músicas clássicas com batida eletrônica. A apresentação será gravada nos jardins do museu como uma forma de ocupar e reimaginar os espaços vazios. O show estará disponível nas redes sociais da instituição no dia 23, às 11 horas.
Programação completa da Semana de Museus
CASA DAS ROSAS
O Vitral da Casa das Rosas
Neste vídeo, a conversa é voltada à criação do vitral da Casa das Rosas com a Profa. Dra. Regina Lara, descendente de Conrado Sorgenicht, o criador da Casa Conrado.
Data: 19/5
Horário: 16h30
Custo: grátis e disponível nos canais Youtube e Facebook da instituição
Expresso Poesia: o stand-up poético da Casa das Rosas
Projeto oferece doses altamente concentradas de poesia nas tardes de sábado. A cada encontro, um poeta é convidado a estabelecer contato direto com o público, dessa vez em formato virtual, apresentando sua obra em até trinta minutos.
Data: 22/5
Horário: 15h
Transmissão pela página da Casa das Rosas (Youtube e Facebook)
Imigração e literaturas africanas: tensões culturais e identitárias em novas fronteiras
Com Issaka Bano
Neste curso, serão abordados três romances – O ventre do atlântico, de Fatou Diome (Senegal), Minha casa é onde estou, de Igiaba Scego (Somália) e Caminho de casa, de Yaa Gyasi (Gana), por meio dos quais serão discutidas questões como imigração, identidade, xenofobia, racismo e retorno às raízes.
Data: Sextas-feiras (7, 14, 21 e 28 de maio)
Horário: 19h às 21h
A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.
Custo: grátis
Programação especial
Voltas do voltar e o Sertão: letras com que o forró se escreve
Curadoria: Marina Zacchi
Forró e etnicidade
Em debate, o modo como o forró, prática cultural que se definiu em associação à afirmação de uma identidade nordestina, se relaciona com a questão étnico/racial.
Data: 22/5
Horário: 19h às 21h
A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.
Custo: grátis
MESA – Luiz Gonzaga – tradição e regionalismo
Nesta mesa de conversa, será discutida a figura de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e seu papel na difusão das tradições e lugares de memória nordestinos a partir de seu projeto de cantar o Nordeste.
Data: 18/5
Horário: 19h às 21h
A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.
Custo: grátis
MESA – Jackson do Pandeiro e o forró da mistura
Data: 20/5
Horário: 19h às 21h
A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.
Custo: grátis
Site: Clique AQUI
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Restaure seu livro!
Marlene Laky, conservadora-restauradora formada pelo SENAI e à frente de diversas oficinas sobre conservação de livros no museu Casa Guilherme de Almeida, aplica uma oficina para pessoas que buscam recuperar danos em livros antigos.
Data: 19 a 23 de maio
Horário: 19h às 21h
Pela plataforma zoom
Inscrições pelo site do museu
Os registros do Brasil por Rugendas
Neste vídeo, serão explorados os registros do artista alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858) em suas expedições realizadas pelo Brasil no século XIX. Data: 21/05
Horário: 16h30
O vídeo será disponibilizado nas páginas da Casa Guilherme de Almeida (Youtube e Facebook) –Custo: grátis
Site: Clique AQUI
CASA MÁRIO DE ANDRADE
Biblioteca Circulante – Ontem e hoje
A resposta inventiva de Mário de Andrade para a ampliação do acesso público à leitura, por meio da Biblioteca Circulante, quando diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, será o destaque. Décadas depois, a mesma necessidade de inovação se impõe.
Data: 20/5
Horário: 16h30
O evento será transmitido em gravação prévia disponibilizada no Facebook e Youtube do museu
Custo: grátis
Ações inclusivas e o futuro dos museus
Apresentação de um panorama das ações e experiências em curso, promovidas pela equipe do Programa de Exposição do Museu do Ipiranga, que pretendem trazer um novo olhar sobre a democratização do acesso ao patrimônio cultural por meio de ações inclusivas.
Data: 22/5
Horário: 16h30 às 18h
Pelo Google Meet ou Zoom (a confirmar)
Inscrições devem ser feitas pelo site do museu
Site – Clique AQUI
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO
Atividade: Passado em disputa: representação e memória da ditadura civil-militar
Em ocasião da exposição de Rafael Pagatini no Memorial da Resistência, onde apresenta o trabalho “Retrato Oficial” (2017), o museu convida o artista para uma roda de conversa online com o objetivo de dialogar as possibilidades de atravessamentos e interpretações da história a partir da arte, bem como os processos de construção e representação do período da ditadura.
Data: 18/5, terça, ao vivo pela plataforma Teams
Horário: 18h às 19h
Site: Clique AQUI
Atividade: A cultura e os potenciais do educar em Direitos Humanos
Vídeo visita para profissionais de turismo e professores integrando o acervo do Memorial da Resistência de São Paulo e da Pinacoteca de São Paulo com o objetivo de evidenciar suas potencialidades pedagógicas.
Data: 17/05 a 23/05
Hora: Sem horário – disponibilização do link mediante inscrição e mailling list das instituições
Site: Clique AQUI
MUSEU AFRO BRASIL
Visita mediada: Visita virtual elaborada com obras selecionadas a fim de apresentar os núcleos temáticos que compõem o Museu e uma reflexão com o público acerca dos desafios e potencialidades de mediação virtual.
Local: As visitas virtuais serão realizadas via Plataforma Zoom, com inscrições realizadas previamente. O link para inscrição será informado via mídias sociais e no site no museu
Data: 17/05 a 23/05
MUSEU CATAVENTO
#hojeédiade – especial sobre a SNM (segunda-feira)
Vídeo sobre a importância da Semana Nacional de Museus para o calendário museológico e como surgiu esta data comemorativa
Data: 17/05
Horário:12h (Instagram e Facebook).
#live (terça-feira)
A museóloga do Museu Catavento, Paula Ferreira, fará um bate-papo ao vivo com o museólogo Ivanei Silva da rede de Museus – Casas Literárias para tratar do tema: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.
Data: 18/05
Horário: 17h (Instagram: Museu Catavento X Casa das Rosas).
#pordentrodocatavento (quarta-feira)
Vídeo com apresentação dos métodos adotados pelo Museu Catavento no período de pandemia para o atendimento do público presencial e online.
Data: 19/05
Horário: 20h (Instagram, Facebook e Youtube).
#cataventoresponde (quinta-feira)
O vídeo trará o tema proposto na Semana Nacional de Museus e abordará as tomadas de decisões dos espaços a respeito de novas exposições e métodos, considerando soluções interessantes para manter a interatividade do público sem que objetos sejam compartilhados em massa.
Data: 20/05
Horário: 20h (Instagram, Facebook e Youtube).
#frequênciadaciência (sexta-feira)
Os monitores do Museu Catavento falam sobre as novas práticas educativas implantadas a partir do contexto de pandemia
Data: 21/05
Horário: 20h (Spotify, Youtube, Instagram e Facebook)
MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Exposição Itinerante Casas do Brasil: conexões paulistanas
A mostra estará na estação São Paulo Morumbi da Linha 4-Amarela, proporcionando reflexões acerca das formas de habitação da maioria dos paulistanos.
Data: Até 31/5
Horário: Das 04h40 às 00h
https://mcb.org.br/pt/
Gratuito
Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela do Sistema Metroviário
Av. Dep. Jacobe Salvador Zveibil, 50 – Butantã, São Paulo – SP, 05513-400
Oficina Online Que Objeto é Esse? (Via Zoom)
Oficina online de desenho realizada pelo Educativo. Nela, escolhe-se algum objeto doméstico que motive a troca de histórias e, então, o grupo desenha coletivamente em um encontro virtual.
Data: 22/05
Horário: 10h às 12h
Inscrições pelo site do MCB
Gratuito
Via plataforma Zoom
MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL
Visita mediada – Visitação temática à exposição Ressetar, do Museu da Diversidade Sexual, visando abordar o caráter híbrido das obras expostas e suas relações com o futuro dos museus e da arte LGBTQIA.
20/05/2021 – 14h às 20h
Mesa redonda – Memes e Museologia, ressetando sentidos e investigando intertextualidades da cultura pop com Guilherme Popolin e Gabriel Almeida mediados por Ellen Nicolau. Local:Virtual – Mídias Sociais do Museu da Diversidade Sexual
Data:20/05
Horário: 14h às 20h30
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS)
Segunda no Acervo
As coleções de fotografias Teatro Brasileiro de Comédia e Teatro de Revista tomarão conta das redes sociais do museu.
O MIS relembra duas faces do teatro brasileiro da década de 1950, com destaque para as fotografias do Teatro de Revista e do Teatro Brasileiro de Comédia.
As coleções foram recentemente digitalizadas.
Data: 17 e 18/5
Programa Notas Contemporâneas com Renato Teixeira
O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS. Nesta edição inédita, o convidado é o cantor e compositor Renato Teixeira.
Data: 19/5
Horário: 20h
VideoArtePapoMIS #16
Bate-papo ao vivo com a poeta e artista visual Lenora de Barros.
Data: 20/5
Horário: 19h
Premiação mObgraphia Mobile Photo Festival
A mObgraphia Cultura Visual realiza a 8ª edição do Mobile Photo Festival 2021, que acontecerá no período de 21 de maio a 04 de julho de 2021, no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), sendo a noite de premiação, no dia 21 de maio às 19h).
Data: 21/5
Horário: 19h
Roteiros & Roteiristas
Luísa Guanabara, roteirista e professora dos cursos de roteiro do MIS, recebe Tetel Queiroz, roteirista e consultor de roteiro, que participou do desenvolvimento de séries como “1 Contra Todos”, “Me Chama de Bruna” e “Impuros” (FOX).
Data: 21/5
Horário: 20h
CineCiência
O #CineCiência, tradicional programa mensal do MIS, que apresenta a cada edição um filme em longa-metragem de variados gêneros e promove em seguida um bate-papo com especialistas, ganha sua versão online para a programação do #MISemCASA.
Data: 23/5
Horário: 17h
MUSEU DA IMIGRAÇÃO E MUSEU DO CAFÉ
Ação colaborativa “O que preservar para o amanhã?”
O Museu da Imigração e Museu do Café convidarão o público a responder uma questão sobre o futuro.
Site Museu do Café: Clique AQUI
Site Museu da Imigração: Clique AQUI
Data: 17 a 23/5
MUSEU DA IMIGRAÇÃO
Seminário “Encontro da Rede de Museus Históricos (SISEM)”
Um encontro virtual, no canal do MI no YouTube, contará com a presença de especialistas e profissionais. O assunto da programação será o futuro desse tipo de instituição.
Data: 19/5
Horário: 15h às 17h
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Museu de Mim
“Um museu sobre mim” consiste em refletir sobre momentos, objetos, comidas, músicas e outros elementos que marcaram ou que ainda marcam a sua vida e poderiam estar expostos em um museu para contar a sua história.
Por meio de uma conversa pretendemos que os participantes compartilhem algumas memórias e objetos do que gostariam de expor no seu próprio museu.
Seu museu teria um tema? Como o museu sobre você seria chamado? Qual seria o público a visitar o seu museu? Qual seria o estilo do seu museu? Tecnológico ou clássico? Teria acervo ou alguma coleção exposta?
Datas e horários: 18/5 às 10h e 22/5 às 15h.
Duração: de 1h a 1h30.
MUSEU DA ARTE SACRA DE SÃO PAULO
Webinário Museus de Arte Sacra: recuperar e reimaginar
Data: 17 e 18/5
Horário: 9h30 às 17h
Transmissão ao vivo: Clique AQUI
Visita Integrada – Materiais e técnicas na expressão artístico-religiosa
Atividade online
Serão discutidos religiosidade e sagrado, replicabilidade, materiais e técnicas, autoria e originalidade.Data: 19/5
Horário: 14h às 17h
Site: Clique AQUI
Inscrição: Clique AQUI
MUSEU DO FUTEBOL NA SEMANA DE MUSEUS
Ação educativa – “Museu de mim” é uma atividade lúdica e poética que propõe criar com os participantes uma coleção que conte a trajetória de cada um, seja através de narrativas, imagens, comidas, músicas ou objetos.
Dia: 18/05/2021
Hora: 10h às 11h30
Endereço: Plataforma virtual
Data: 22/05
Horário: 15h às 16h30
Endereço: Plataforma virtual
Mesa redonda – “Reimaginando o futuro: a causa antirracista no Museu do Futebol”. O Museu se coloca ao lado da luta contra o racismo, imagina e prepara um futuro sem preconceito por meio de ações a serem debatidas.
Data: 20/05
Horário: 17h às 19h
Endereço: Plataforma virtual
MUSEU CASA DE PORTINARI – BRODOWSKI
Live “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, com Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP
Local: Youtube @casadeportinari
Data: 19/05/2021
Horário: 20h
MUSEU FELÍCIA LEIRNER E AUDITÓRIO CLÁUDIO SANTORO – CAMPOS DO JORDÃO
Museu Humanizado
O objetivo dessa ação será apresentar a Instituição Museu como um espaço cultural humanizado, feito por pessoas para pessoas, como um agente social e transformador.
Data: 17/05
Horário: 15h
Entrada: acesso gratuito
História Oral: um Olhar de Nossos Colaboradores
Ação com os colaboradores do Museu e Auditório, para que todos possam compartilhar seus pensamentos, suas histórias, suas reflexões e suas perspectivas sobre o futuro dos Museus.
Data: 19/05
Horário: 15h
Entrada: acesso gratuito
O Museu que Queremos e o Museu que Podemos: Tendências e Boas Ideias para Repensarmos já as nossas Práticas e Relações
Para essa ação, o Museu convida Marina Falsetti para mediar uma conversa virtual que deverá promover um campo de diálogo e reflexão pautado por dados obtidos em pesquisas recentes da área cultural.
Público-alvo: Profissionais de Museus, estudantes e interessados no tema.
Local: Pelo Zoom – inscrições: AQUI
Data: 22/05
Horário: 10h
Apresentação Musical com DJ Meszo
Para encerrar a Semana, o Museu convida o DJ Meszo, de Campos do Jordão, para mostrar mixagens de músicas clássicas com batida eletrônica. A apresentação será gravada nos jardins do Museu Felícia Leirner como uma forma de ocupar e reimaginar os espaços vazios.
Local: Redes Sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner | Twitter: /mfelicialeirner )
Data: 23/05
Horário: 11h
Local de toda programação do Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro: Local: Redes Sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner | Twitter: /mfelicialeirner
MUSEU ÍNDIA VANUÍRE – TUPÃ
Lançamento da Exposição Virtual “Ató Jagí Burum Krenak – Saberes do Povo Krenak”
Na mostra, são exibidos em galerias, vídeos e fotos do processo de produção de 28 objetos indígenas do povo Krenak.
Datas: 17 a 31/05/2021
Refletir o hoje para construir o amanhã: A perspectiva de um visitante sobre o futuro do Museu Índia Vanuíre
Confira o depoimento de Paulo José, historiador e visitante assíduo do museu, que apresentará seu olhar sobre o futuro do Museu Índia Vanuíre e suas relações com a sociedade.
Data: 17/05/2021
Refletir o hoje para construir o amanhã: A perspectiva de um Guarani Nhandewa sobre o futuro do Museu Índia Vanuíre
Confira o depoimento de Tiago, Guarani Nhandewa da terra Indigena Araribá, falando sobre a parceria entre o museu e a comunidade indígena e quais as perspectivas para o futuro.
Data: 18/5/2021
A perspectiva de uma Krenak sobre o futuro Museu Índia Vanuíre
A relação entre museus e povos indígenas é de extrema importância e frequentemente aparece na pauta das discussões museológicas atuais. Krenak Lidiane Damaceno, cacique da Terra Indígena Vanuíre, fala sobre a parceria entre o museu e a comunidade indígena e quais suas perspectivas para o futuro.
Data: 19/05/2021
Programação Cultural
O setor de Programação Cultural apresenta, por meio de vídeo, como se dá o processo de construção de uma programação cultural e como isso pode fortalecer e consolidar a relação entre o museu e a comunidade, além de abordar como sobre os impactos no futuro de novas gerações.
Data: 20/05/2021
Acervo
A equipe de acervo do museu apresenta as ações de conservação e documentação realizadas pela instituição, trazendo reflexão sobre a importância dessas ações para a preservação do patrimônio material e imaterial para as futuras gerações.
Data: 21/05/2021
Centro de Referência
O Centro de Referência exibe como as ações realizadas por esse setor impactarão positivamente na relação entre museu e comunidade.
Data: 22/05/2021
O Núcleo de Educação do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta o seu olhar referente ao futuro das ações, buscando refletir e reimaginar o desenvolvimento e a conexão com os diversos públicos.
Data: 23/05/2021
Local de toda programação do Museu Índia Vanuíre: Redes Sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner | Twitter: /mfelicialeirner)