CNPq e Lattes fora do ar: Confirmado, não foi ataque cibercriminoso

0

Um servidor utilizado para armazenar a plataforma Lattes pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) queimou durante a tarde de segunda-feira (26). Desta maneira, o principal sistema de currículos virtual ficou inacessível.

Inicialmente, as redes sociais levantaram a possibilidade de o CNPq ter sido atingido por um ataque hacker. De maneira específica, um ransomware, um tipo de vírus que infecta sistemas e criptografa os arquivos exigindo uma quantia em dinheiro para liberação.

Caiu por terra essa ideia: um email do CNPq obtido pelo site TecMundo comprova que o problema realmente está em um servidor que foi desconectado. Segundo o Conselho, anteriormente, o servidor estava queimado.


Notícias de Ciência e Tecnologia, clique AQUI.


Na mensagem, um suposto funcionário do CNPq faz a seguinte solicitação: “Alguém teria um Storage EMC VNX 8000 que possa ser utilizado para nos ajudar a dar um apoio emergencial”.

“Storage” é um equipamento onde se concentram dezenas, centenas ou até milhares de discos que armazenam informações. Esses discos são compartilhados com diversos servidores e o problema acontece quando um storage para de funcionar. Os servidores conectados não conseguem ter acesso aos dados

Isso significa que, provavelmente, todos os dados serão recuperados. Além disso, o CNPq afirmou em nota que existem backups apoiando o sistema.

Comunicado do CNPq

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos: 

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
  2. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.
  3. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  4. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas,  estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  5. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br  

Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui