Tráfico de drogas pela internet põe Rio Claro na rota da Polícia Federal

A Operação Green Net reuniu cerca de 70 policiais e cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em várias cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

0

A venda de drogas pela internet coloca Rio Claro na rota da Polícia Federal que, nesta quarta-feira (14), deflagrou a Operação Green Net, com a finalidade de combater o tráfico de drogas desenvolvido principalmente através de perfis mantidos em rede social muito popular.

Cerca de 70 policiais federais deram cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão em várias cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Todos expedidos pela Justiça Estadual em São José do Rio Preto.

Além de Rio Claro, em São Paulo as diligências foram realizadas em São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Praia Grande, Campos do Jordão e São Paulo. Também foram cumpridos mandados e Contagem (MG) e Almirante Tamandaré (PR).

A Justiça Estadual de São José do Rio Preto, atendendo pedido da Polícia Federal, também determinou o bloqueio de cinco perfis mantidos na rede, utilizados com a finalidade de comercializar o produto ilícito e funcionavam como ponto de referência para usuários de drogas nas redes sociais.

Segundo as investigações, pelo menos desde o ano de 2019, perfis mantidos na rede social eram utilizados para a livre comercialização de maconha híbrida de alto valor agregado, sendo a entrega realizada por meio dos Correios. Concomitantemente, as investigações identificaram um núcleo de pessoas em São José do Rio Preto que adquiria a droga com a finalidade de revenda a terceiros.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico, os quais são previstos nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, cujas penas somadas variam de 8 a 25 anos de reclusão.

Durante a realização das buscas, foram apreendidos drogas e dinheiro em alguns locais, e os responsáveis foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal, para adoção das medidas de polícia judiciária cabíveis.

A denominação da operação, Green Net, foi dada em razão de “green” significar “verde” em inglês, referência à coloração característica da maconha, e “net” pelo fato de a comercialização da droga se dar preponderantemente no âmbito virtual da internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui