Como o Brasil perdeu a chance de garantir as vacinas para COVID-19

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Semanas depois de outros países da América Latina começarem a vacinar seus cidadãos contra o coronavírus, o Brasil finalmente administrou sua primeira chance em 17 de janeiro usando a vacina Sinovac Biotech Ltd da China.

0

A principal estratégia do país – fabricar 100 milhões de doses da vacina AstraZeneca PLC localmente – tem sido atormentada por repetidos atrasos. Esse esforço não deve render um produto acabado até março, no mínimo. A AstraZeneca enviou na semana passada 2 milhões de doses de emergência para ajudar o Brasil a começar. Enquanto isso, o Ministério da Saúde do Brasil ainda não assinou acordos com outros fabricantes de vacinas.

Os atrasos deixam os 210 milhões de residentes do Brasil vulneráveis a um dos piores surtos de coronavírus do planeta. O Brasil registrou mais de 218 mil mortes por COVID-19, perdendo apenas para os Estados Unidos e vacinando menos de 0,5% de sua população.

A implantação da vacina no Brasil é apenas o mais recente erro do Ministério da Saúde, que o presidente Jair Bolsonaro tem abastecido com militares ativos e aposentados com pouca experiência em saúde pública. Esses recém-chegados não conseguiram entender a rapidez com que precisavam se mover para garantir suprimentos em meio à concorrência global aquecida, e a importância de fechar suas apostas fazendo acordos com vários fabricantes, de acordo com entrevistas com mais de uma dúzia de funcionários atuais e antigos, executivos farmacêuticos, diplomatas e especialistas em saúde pública.

A hesitação do ministério levou a uma oportunidade perdida em agosto de encomendar 70 milhões de doses de uma vacina feita pela Pfizer Inc e pela BioNTech SE, com entrega a partir de dezembro, disse a Pfizer em um comunicado de 7 de janeiro.

A Reuters também viu um registro interno de chat do Ministério da Saúde no WhatsApp, contendo milhares de mensagens trocadas entre altos funcionários no ano passado, à medida que a corrida global por vacinas estava aquecendo. As mensagens revelam que a nova equipe de liderança priorizou a hidroxicloroquina e seu primo cloroquina, drogas antimalárias defendidas por Bolsonaro como tratamentos COVID-19, apesar de poucas evidências científicas de que funcionam.

Não havia foco suficiente nas vacinas e falta de visão técnica ”, disse o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, à Reuters em entrevista. Teich renunciou em maio em um desentendimento com Bolsonaro sobre a estratégia da hidroxicloroquina.

A Reuters enviou uma lista detalhada de perguntas para esta história ao gabinete do presidente, que direcionou as perguntas ao Ministério da Saúde. O ministério não respondeu.

Bolsonaro – que contraiu o coronavírus no ano passado e diz que não tomará nenhuma vacina COVID-19 – defendeu a implantação da vacina de seu governo. “Com todo respeito, ninguém faria melhor do que meu governo está fazendo”, disse ele em uma entrevista de 15 de janeiro na televisão.

Embora muitas nações tenham lutado para obter vacinas à medida que os fabricantes se esforçam para atender à demanda global, o Brasil estava melhor posicionado do que muitos. Tem uma longa história de unidades de inoculação bem sucedidas, e suas instalações de produção financiadas pelo Estado podem produzir vacinas em escala.

O governo federal desperdiçou essas vantagens, disse Marcia Castro, uma brasileira nativa e professora da Harvard T.H. Chan School of Public Health, em Boston.

“É uma sucessão de erros que começou desde o início da pandemia”, disse ela. “E, infelizmente, estamos medindo esses erros no número de mortes.”

OBSESSÃO POR HIDROXYCHLOROQUINE

O tiro astraZeneca deveria ser o principal pilar do plano de inoculação do Brasil. De acordo com uma pessoa envolvida no acordo, a empresa com sede em Cambridge, Inglaterra, começou a conversar com o Ministério da Saúde sobre a compra de sua vacina por volta do início de junho.

Até então, Teich, o ex-ministro da Saúde, tinha ido embora, substituído por Eduardo Pazuello, um general do Exército sem antecedentes médicos. Ele rapidamente se cercou de outros militares.

As negociações com um ministério em revolta foram desafiadoras, disse a pessoa familiarizada com as negociações.

“Não houve decisões sendo tomadas do alto”, disse a pessoa, referindo-se a Bolsonaro e à nova liderança do ministério.

Os novos funcionários apostavam na hidroxychloroquine para mitigar a pandemia brasileira, revelaram meses de conversas internas do Ministério da Comunicação Com a Reuters. As vacinas eram mencionadas com pouca frequência nos bate-papos, e às vezes com ceticismo.

Por exemplo, em 12 de junho, poucos dias após ser nomeado vice-ministro da Saúde, Elcio Franco, um coronel aposentado do Exército, alertou colegas para um artigo de revista com o principal executivo brasileiro da AstraZeneca discutindo a vacina da empresa. Franco expressou surpresa que qualquer um possa se voluntariar para participar de um teste de vacina.

“Quem seria uma cobaia?” Franco escreveu para seus colegas.

Franco, no entanto, expressou confiança em hidroxicloroquina e cloroquina.

Em junho, as mortes por dia no COVID-19 atingiram novos patamares no Brasil, mostraram dados oficiais. Franco alegou que o contrário era verdade.

“As taxas de mortalidade estão caindo drasticamente devido ao protocolo de tratamento de Bolsonaro”, postou ele no grupo interno de WhatsApp em 15 de junho. “Cloroquina está revertendo a situação.”

Franco não respondeu aos pedidos de comentário por meio do Ministério da Saúde ou de sua conta no LinkedIn.

O Brasil está agora lidando com outra onda de infecções que está levando os hospitais ao ponto de ruptura em várias cidades.

O Ministério da Saúde dobrou os antimaláricos. Ele pediu publicamente às pessoas infectadas que as tomassem logo após o início dos sintomas, e este mês enviou 120.000 comprimidos de hidroxicloroquina para o estado do norte do Amazonas.

FALA ASTRAZENECA

A pessoa envolvida nas palestras da AstraZeneca disse que a liderança do Ministério da Saúde não pareceu entender a rapidez com que precisaria agir para garantir uma parte da oferta limitada da empresa.

Em uma reunião inicial no início de junho, Pazuello, o novo chefe, demonstrou interesse em comprar a vacina, “e depois se levantou e saiu da sala”, disse a pessoa. “Ele não veio para chamadas futuras.”

Pazuello não respondeu aos pedidos de comentário.

Durante as palestras do ministério, funcionários da AstraZeneca enfatizaram a necessidade de o Brasil assumir um compromisso financeiro para garantir a entrega, disse a fonte.

Os recém-chegados do ministério ainda estavam dominando a burocracia do governo, retardando a transação, disseram três pessoas familiarizadas com a situação. As autoridades também agiram com cautela para evitar qualquer percepção de que lucraria com uma vacina não comprovada, após escândalos de enxerto público que haviam acabado com o país nos últimos anos, disseram as pessoas.

“Eles temem que as pessoas assumam que houve propinas envolvidas e seus oponentes usarão isso como uma razão para iniciar uma investigação”, disse a fonte.

Enquanto isso, a Grã-Bretanha, a União Europeia e os Estados Unidos assinaram grandes acordos com a AstraZeneca.

Com o dithering do Ministério da Saúde do Brasil, a AstraZeneca procurou funcionários de outras partes do governo para ajudar a destravar o financiamento, disse a pessoa envolvida nas negociações.

A AstraZeneca não respondeu aos pedidos de comentário.

Em 27 de junho, o Brasil anunciou que havia assinado um acordo de US$ 127 milhões para começar a produzir a vacina da AstraZeneca no Instituto Fiocruz, financiado pelo governo federal do Rio de Janeiro. Franco, vice-ministro da Saúde, disse no final de junho que o Brasil produziria inicialmente cerca de 30 milhões de doses da vacina, metade até dezembro de 2020, o restante em janeiro de 2021.

Mas a Fiocruz ainda não fabricou uma única dose porque não tem o ingrediente ativo necessário para fazer a vacina. O primeiro carregamento desse material chinês está agora atrasado até por volta de 8 de fevereiro, disse a Fiocruz esta semana, sem dar uma razão. A Fiocruz já havia previsto que produziria doses finalizadas até março. Ele atualizará essa previsão assim que o ingrediente chegar, disse o comunicado.

Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira que obstáculos “técnicos” estavam atrasando o embarque. Ele não elaborou.

Com seu cronograma deslizando, o Ministério da Saúde no final de dezembro apelou à AstraZeneca, que foi capaz de obter 2 milhões de fotos prontas para uso da Índia. Essas doses, que chegaram ao Brasil em 22 de janeiro, imunizarão apenas 0,5% da população brasileira.

FALHA DA PFIZER

As negociações com a Pfizer, entretanto, tornaram-se testy. O Ministério da Saúde puniu publicamente a empresa por exigir que o Brasil assine uma renúncia protegendo-a de qualquer potencial responsabilidade em relação à sua vacina.

A Pfizer diz que muitos países assinaram a renúncia; culpa o governo brasileiro por arrastar os pés. Em comunicado de janeiro, a empresa disse que iniciou conversações em junho com o Ministério da Saúde, que disse ter repassado a oferta de 15 de agosto da Pfizer para fornecer 70 milhões de doses.

Com essas negociações atoladas, o governo brasileiro recorreu ao tiro sinovac.

Bolsonaro, um crítico vocal da China, havia prometido nunca comprar a vacina chinesa. Em 13 de janeiro, ele encantou ao apontar aos apoiadores que os ensaios brasileiros da vacina, realizados no Instituto Butantan de São Paulo, um centro público de pesquisa biomédica, haviam mostrado uma taxa de eficácia decepcionante de 50,4%.

Mas com poucas opções restantes, o Ministério da Saúde anunciou recentemente um acordo para comprar até 100 milhões de doses do Butantan.

Em 18 de janeiro, Bolsonaro adotou um tom mais conciliador. O tiro de Sinovac, disse ele aos apoiadores, foi “vacina do Brasil”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui