5º Batalhão de Polícia Militar Ambiental é criado no Estado de SP

Unidade vem fortalecer a gestão, proteção e o policiamento da fauna e flora no Estado.

0

Foi publicada a criação do 5º BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental) na edição de sábado (05/06) do Diário Oficial do Estado . O ato do governador João Doria ocorreu, justamente, na data de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, homenageando assim a Polícia Militar Ambiental.   

O decreto nº 65.767, de 4 de junho de 2021, alterou outros dois referentes à estrutura da Polícia Militar Ambiental. Para o Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), a  reestruturação permitirá a melhor gestão do policiamento, logística, equipamentos, monitoramento ambiental e tecnologia. Além de viabilizar o planejamento estratégico das ações operacionais.

A previsão é que o 5º BPAmb passe a funcionar até o final deste ano, abrangendo as regiões de Sorocaba, Botucatu, Itapetininga, Campinas, Pirassununga e Rio Claro. Os outros batalhões da Policia Ambiental são: 1º BPAmb (Capital), 2º BPAmb (Birigui), 3º BPAmb (Guarujá) e 4º BPAmb (São Jose do Rio Preto).

Para marcar a data, o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e  o comandante do Policiamento Ambiental, coronel Paulo Augusto Leite Motooka, realizaram o plantio de mudas de árvores nativas no Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, na zona norte da Capital.


Acompanhe o maior e melhor noticiário policial de Rio Claro clicando AQUI.


Sobre o Policiamento Ambiental

O Policiamento Ambiental, maior força policial voltada à proteção da natureza da América Latina, é uma das unidades especializadas da Polícia Militar do Estado de São Paulo e atua nos 645 municípios e em todo o litoral paulista.

Possui 100 unidades de atendimento integradas com efetivo de homens e mulheres dedicados ao policiamento ambiental. Possui mais de 500 viaturas quatro rodas e náuticas, além de motocicletas. Possui recursos de monitoramento por satélites que vigiam as regiões de interesse e locais de difícil acesso.

Atua de maneira especial nas regiões de relevante interesse ambiental, como nas Unidades de Conservação do Estado, que juntas somam mais de 760 mil hectares. Integrado com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o policiamento ambiental promove o programa Estadual de Conciliação Ambiental reconhecido e aprovado pela sociedade paulista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui