Chi va piano va sano e va lontano

1

Coluna do Quincas Borba #4

Sabinadas: Tu sabes o perigo de parar na pista? Imagine a pista do sucesso, a pista com destino ao sucesso, essa pista é de 120 km por hora; nela, passa carro, passa caminhão, moto, e lá está você a 100 km por hora.

Sabinadas II: Imagine agora que você resolveu avançar e ir mais rápido. 125 por hora. Cuidado! É preciso cautela! Há riscos nessa tua decisão de avançar, de ir além do recomendado.

Sabinadas III: Não estou dizendo que não devemos arriscar, nos arriscar e tentar é fundamental para nosso crescimento. Só é preciso um tanto de cautela. Mas agora, imagine que você resolveu parar no meio do caminho percorrido, no meio da estrada para o sucesso.

Sabinadas IV: A consequência é clara e certeira: algum carro ou algum caminhão desenfreado te pega, e há ali uma colisão que tira um pouco da nossa estabilidade e muitas vezes acaba nos desanimando. E é aí que muita gente sai da estrada do sucesso, abandona aquele aclamado destino que tanto almejava por um simples erro que foi a falta de persistência.

Sabinadas V: Eu gosto muito e sempre repito uma frase que eu vi em algum lugar há uns anos e não esqueço até hoje, é uma frase italiana que diz: “chi va piano va sano e va lontano” que, traduzido livremente, seria: “quem vai devagar vai bem e vai longe”

Sabinadas VI: É aquela história do “devagar e sempre”. Muita gente começa algo com um grande empenho e se esforçando deveras no início para depois abandonar aquilo por falta de resultados. Mas eu digo: o segredo é ir devagar e sempre, ser persistente e tolerante consigo mesmo.

Nunca pare na pista!


Sabinadas é escrita pelo aluno Kauhan Sabino, da E. E. Prof. Marciano de Toledo Piza e é participante do Jornal de Camões desde 2020. O projeto tem fins pedagógicos e é realizado por alunos da rede estadual de ensino dentro das atividades de língua portuguesa. Visite nosso site clicando aqui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui