Cairu, na Bahia, lança roteiro com turismo religioso

A cidade histórica de Cairu, na Costa do Dendê, abriga um extraordinário acervo cultural e influenciada diretamente pelo catolicismo.

0

Visando promover e revitalizar o turismo religioso, a Prefeitura Municipal de Cairu, na Bahia, lançou nesta quinta-feira (1º) o “Roteiro de Fé Cairu, Turismo Religioso”. Com forte identidade cultural, a cidade histórica de Cairu, na Costa do Dendê, abriga um extraordinário acervo cultural e influenciada diretamente pelo catolicismo, formado por um conjunto arquitetônico construído no centro histórico da cidade.

Cairu (Foto: Reprodução).

Nesse acervo encontra-se: o Convento Franciscano de Santo Antônio, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, as belas casas coloniais do Centro Histórico, além da feira de artesanatos e da famosa gastronomia.

Fachada do Convento de Santo Antônio (Foto: Pinterest/Reprodução).

Tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1941, o Convento de Santo Antônio é uma das edificações barrocas da Bahia. Dentre os destaques do templo, cuja construção foi iniciada em 1654, estão a sacristia coberta de azulejos portugueses e imagens sacras do século 18 e 19.

Igreja Nossa Senhora do Rosário (Foto: Pinterest/Reprodução).

O roteiro inclui ainda a visita guiada nas igrejas, uma caminhada pelo centro histórico com os principais atrativos histórico-culturais, celebrações religiosas, exposição da imaginaria sacra, feira de artesanato, gastronomia típica e apresentações culturais.

Outras atrações

Morro de São Paulo em Cairu (BA) – Foto Wikipédia/Reprodução.

Para quem prefeitura outras atrações além das religiosas, Cairu também não desaponta nesse quesito. Cairu é uma cidade que oferece além de belíssimas paisagens muita cultura, para seus moradores e visitantes, e possui a vantegem de ser um lugar calmo com um povo muito acolhedor.

Morro de São Paulo em Cairu (BA) – Foto Wikipédia/Reprodução.

A atração mais procurada no município de Cairu é o Morro de São Paulo que é bastante conhecido por possuir belas praias com águas cristalinas. A ilha de Tinharé é um belo cenário com muita beleza e um lindo mar.

Ilha de Tinharé (Foto: Wikipédia/Reprodução).

Temos ainda a região de Boipeba que é uma ilha do arquipélago do Tinharé, no Baixo Sul da Bahia e é considerada como umas das colonizações mais antigas. A fundação da Aldeia e Resistência de Boipeba aconteceu em 1537, pelos jesuítas. Tem imensa beleza natural e grande diversidade dos ecossistemas.

Ilha de Boipeba (Foto: Thousand Wonders/Reprodução)>

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui