Gustavo decide nomear Maria do Carmo para o seu gabinete

Prefeito continua a usar cargos para cooptar ex-rivais e ampliar o leque de apoio político para sua reeleição em 2024. Com ex-vereadora também busca enfraquecer seu próprio vice, Rogério Guedes.

0

O RC 8:32 apurou que a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) será nomeada para o gabinete do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD). A nomeação deve ser confirmada nos próximos com publicação pelo Diário Oficial do Município de portaria assinada pelo chefe do Executivo rio-clarense.

Derrotada por Gustavo na disputa pela prefeitura de Rio Claro nas eleições municipais de 2020, Maria do Carmo ficou em segundo lugar com cerca de 22 mil votos. Neste ano, mais uma vez candidata sem sucesso a deputada estadual, a ex-vereadora declarou ao TSE um patrimônio pessoal de menos de mil reais.

A nomeação da antiga adversária é vista como parte da estratégia para garantir apoio político à reeleição de Gustavo em 2024, a partir da cooptação de possíveis oponentes e novos aliados através do uso de 670 cargos de livre nomeação, criados pela reforma administrativa aprovada pela Câmara Municipal.

Além disso, a nomeação de Maria do Carmo também é vista como um movimento para isolar e enfraquecer o vice-prefeito Rogério Guedes (PL) que, apesar da derrota de Bolsonaro para Lula, sai mais fortalecido que Gustavo após as eleições deste domingo (30).

A ex-vereadora se juntará a outros ex-rivais já cooptados, como Ronald Penteado e Emílio Cerri, que foram secretários do ex-prefeito Juninho; além do presidente afastado do Sindmuni Tu Reginato, que após ter sido apontado por Gustavo como “o maior boquinha de Rio Claro” acabou nomeado como secretário municipal de Governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui