Com quase 40 anos em Rio Claro, Dia do Bombeiro é comemorado em julho

Com quase 40 anos em Rio Claro, Dia do Bombeiro é comemorado em julho. Esta data é uma homenagem a todos esses heróis brasileiros.

0

Em 2 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc.

Além de combater incêndios, resgatar vítimas, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Corpo de Bombeiros em Rio Claro

Rio Claro possui duas divisões, que são o Posto de Bombeiro de Rio Claro, e o Subgrupamento de Rio Claro que comanda uma sub-região, composta por municípios vizinhos, como Araras, Leme, Pirassununga, São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal, São José do Rio Pardo e Mococa, além de Rio Claro.

Quanto ao Posto de Bombeiros, que se encontra nas mesmas instalações, localizada na Av. Brasil, 980 – Vila Martins, atende Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna e Corumbataí, e conta com integrantes do administrativo e de prontidão. No total, são aproximadamente 38 bombeiros.

Em 18 de dezembro, o Corpo de Bombeiros de Rio Claro completará quatro décadas de prestação de serviços à população rio-clarense.

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui