A DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Rio Claro/SP capturou na manhã desta terça-feira (08) um dos foragidos da penitenciária de Pedrinhas, estado do Maranhão.
Após investigações que culminaram na realização de buscas e apreensões domiciliares em conhecido bairro da cidade pela atuação de diversos indivíduos que pactuam com facções criminosas, a equipe de investigadores conseguiu identificar que dois deles eram procurados pela justiça nos estados do Maranhão e Piauí.
O trabalho realizado pela DISE de Rio Claro prolongou-se por meses tendo em vista o uso de diversos meios de investigação em inúmeros sistemas policiais, bem como buscou-se a colaboração de diversas forças de segurança em diferentes Estados para a análise dos dados coletados, em busca da real identidade de ambos os alvos.
No presente caso, o indivíduo portava um documento original emitido no Estado de Goiás, contudo, percebeu-se que as informações constantes no mesmo eram falsas. Chegou-se à conclusão de que o criminoso, na verdade, era um dos foragidos da Penitenciária de Pedrinhas/MA, existindo em seu desfavor ao menos três mandados de prisão pelos crimes de homicídio, roubo e porte de arma pelas cidades de Timon/PI e São Luis/MA.
Acompanhe o maior e melhor noticiário policial de Rio Claro clicando AQUI.
Após a análise técnica mediante exame de confronto de impressões digitais, exaurido com a cooperação do setor responsável na Polícia Federal por Laudo de Perícia Papiloscópica, chegou-se à identificação de P.C.P.P., conhecido como “PC do Maranhão”.
Em outro episódio semelhante, ocorrido no final do ano de 2020, a DISE de Rio Claro já havia capturado outro procurado também pelo Estado do Maranhão, igualmente apresentando diversas identidades falsas antes de ser desmascarado pela investigação.
Todo o trabalho investigativo contou com o auxílio de diversos policiais da capital de São Paulo e, ainda, dos Estados de Goiás, Maranhão, Piauí e Amapá, além de outros órgãos públicos, tais como a Polícia Científica, Institutos de Identificação e Cartórios de Registro Civil das respectivas Unidades Federativas.
Destaca-se que o criminoso detido hoje pela DISE de Rio Claro/SP era foragido de uma das mais perigosas unidades prisionais do país, resultado de um ataque sofrido em Pedrinhas com o intuito de resgate de dezenas de presidiários, fato que se tornou notório nacionalmente, pois no local estão reclusos diversos integrantes de facções distintas e atuantes em todo o Brasil.