A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro atendeu diversas ocorrências de violência contra mulheres neste final de semana no município.
A primeira delas na sexta-feira, dia 02, no Jardim Maria Cristina, onde a vítima informou que seu ex-marido, com histõrico anterior de agressões, estaria a ameaçando no portão de sua casa.
A segunda ocorreu no sábado, dia 03, no Consolação, onde um homem que teria problemas psiquiátricos agrediu uma idosa com um empurrão. Já outras duas ocorrências ocorreram no Centro da cidade, onde um homem tentou asfixiar com a ajuda de um travesseiro sua esposa e a última no Parque Universitário, onde uma mulher relatou ter levado um tapa na face de seu companheiro.
Todas as ocorrências foram devidamente registradas e algumas encaminhadas ao plantão policial. Por motivos diversos, em nenhuma delas o agressor permaneceu preso.
Violência Doméstica
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) possui um canal para auxiliar e denunciar os casos, saibo como a seguir.
O que é Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180?
O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.
O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Além do telefone, em quais canais é possível realizar denúncias?
Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Quais os horários de atendimento do Ligue 180?
O Ligue 180 funciona diariamente durante 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço manteve os atendimentos durante a pandemia da Covid-19. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento.