Na tarde deste domingo, dia 05, uma equipe da Patrulha Animal da Guarda Civil Municipal (GCM) compareceu na Rua 9, no bairro Jardim Novo I, para verificar uma situação de maus tratos a animal, em que um gato teria sido agredido e abandonado em frente a uma residência.
No local, os guardas da Patrulha Animal de Rio Claro encontraram um gato sem marcas aparentes de violência, mas sem respirar. O fato despertou a hipótese do gato ter sido envenenado.
Imediatamente foi realizada uma manobra de ressuscitação no felino, que voltou a respirar, sendo socorrido com vida pela equipe veterinária do Canil Municipal. Infelizmente no início da noite o gato não resistiu e veio a óbito.
Denuncie maus tratos contra animais
Quando o assunto é denúncia de maus-tratos ou crueldade contra animais, o Brasil possui legislação pertinente e autoridades competentes que são responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes
Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município, para o setor que responde aos trabalhos de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. Lembrando que cada município tem legislação diferente, portanto caso esta não contemple o tema maus tratos pode utilizar a Lei Estadual ou ainda recorrer a Lei Federal.
Para que serve essa patrulha animal se quando precisamos eles não resolvem? É só pra fazer política? Avpartir de agora estou empenhado a fazer uma bela campanha pra quem administra isso na cidade pra aprender a cumprir com o que prometem… Precisei várias vezes em dois problemas que estamos passando, onde me jogaram de uma pra outra e pra outra e pra outra pessoa e niguem veio resolver.