Violência doméstica: denúncias de mulheres continuam em Rio Claro

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, mulheres passaram a ficar 24 horas em casa, muitas vezes, com seus agressores. Tal fato elevou a preocupação com a violência doméstica e familiar contra a mulher.

0

Violência doméstica contra mulheres continuam acontecendo em Rio Claro. Neste final de semana mais duas ocorrências foram registradas no município.

A primeira foi no sábado, dia 29, por volta das 23h30, quando a equipe Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada a comparecer ao condomínio Jardim das Nações, onde um homem descumpriu uma medida protetiva que o impedia de se aproximar da ex-mulher por uma distância m~inima de duzentos metros, ocasionada por agressão, mas que naquele instante havia tentado adentrar seu apartamento. A tentativa foi impedida pela própria vítima com ajuda de uma funcionária do condomínio.

Os guardas localizaram o homem nos fundos do prédio e o mermo recebeu voz de prisão por descumprimento ordem judicial. O indivíduo foi conduzido ao plantão policial onde permaneceu preso à disposição da justiça.


Acompanhe o maior e melhor noticiário policial de Rio Claro clicando AQUI.


O segundo caso ocorreu na manhã do domingo, dia 30, quando a equipe da viatura 951 da GCM se deslocou até o bairro Vila Nova, onde segundo uma denúncia de vizinhos, um homem estaria tentando agredir sua mulher, já que do local se ouvia muitos gritos.

Ao chegar na resdidência, os guardas encontraram a vítima em estado de choque. Ela afirmou que seu companheiro a teria agredido e havia também tentado matá-la com um facão. Segundo a vítima, seu companheiro ainda ameaçou matar a irmã e outros familiares que não estavam mais no local.

Tanto o agressor como o facão usado para o crime foram encontrados pela GCM. O indivíduo recebeu voz de prisão que foi ratificada pelo Delegado de plantão na Delegacia de Polícia.

Violência Doméstica

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) possui um canal para auxiliar e denunciar os casos, saibo como a seguir.

O que é Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180?

O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além do telefone, em quais canais é possível realizar denúncias?

Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Quais os horários de atendimento do Ligue 180?

O Ligue 180 funciona diariamente durante 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço manteve os atendimentos durante a pandemia da Covid-19. Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui