Aldo emprega cunhada de Gustavo na Alesp e pode ser vice em 2024

O deputado, que deixará a Alesp em março, pode compor a chapa à reeleição do prefeito em substituição ao atual vice Rogério Guedes (PL), cuja candidatura à chefia do Executivo de Rio Claro já é tida como certa.

0

Ao empregar na Alesp a cunhada do prefeito Gustavo, o deputado Aldo Demarchi reforça vínculo com governo municipal e pode ser o nome a vice em 2024, quando o atual chefe do Executivo tentará garantir mais um mandato de quatro anos à frente da prefeitura de Rio Claro.

Exonerada em abril do cargo de diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação por recomendação do Ministério Público após confirmação da prática de nepotismo, Amanda dos Santos Romero Maia não chegou a ficar nem um mês sequer desempregada. Em maio foi nomeada como assessora parlamentar junto ao gabinete do deputado estadual Aldo Demarchi (União Brasil) que, no mês anterior, retornou à Assembleia Legislativa para o seu sétimo mandato após renúncia do ex-deputado Mamãe Falei.

A nomeação da cunhada do prefeito Gustavo Perissinotto pelo deputado Aldo chegou a ser objeto de denúncia ao Ministério Público pela suposta prática de nepotismo cruzado, arquivada ao final de junho pela 7ª promotora de Justiça Georgia Carla Chinalia Obeid.

“Não se olvida de que a troca de favores entre os membros dos entes que constituem o Legislativo Municipal/Estadual/Federal e o Executivo seja prática comum e de duvidosa moralidade. Porém, para a comprovação de um ato ímprobo dessa natureza, exige-se muito mais do que a mera suposição ou até pequenos indícios, restando totalmente inviável a continuidade da investigação pela prática de improbidade administrativa sem o concurso de outros elementos de convicção” – observou a promotora ao fazer o arquivamento da denúncia.

Dobradinha para 2024

Para além de um acordo firmado em troca de um apoio que se mostrou frustrante à reeleição do deputado, a nomeação da cunhada do prefeito na Alesp reforça o vínculo entre os dois grupos políticos e sinaliza para uma possível dobradinha com Gustavo em 2024. Neste caso, Aldo pode compor a chapa à reeleição do prefeito em substituição ao atual vice Rogério Guedes (PL), cuja candidatura à prefeitura já é tida como certa por aqueles que acompanham os bastidores do governo municipal.

Pela estratégia delineada por Gustavo, além de camuflar seu DNA petista e garantir um verniz de centro-direita para ludibriar parte do eleitorado conservador e cristão, a possibilidade de ter Aldo como seu vice também serve desde já como uma espécie de freio para conter o ímpeto do PP, presidido por Ronald Penteado (secretário de Serviços Públicos) e que – à exemplo do que já fez com os ex-prefeitos Du Altimari e Juninho – deverá, uma vez mais, tentar impor goela abaixo a indicação de alguém do partido para o cargo, em troca de sustentação política na Câmara Municipal e ainda mais espaço na máquina administrativa.

Aldo como vice em 2024 foi uma possibilidade aventada recentemente pelo Jornal Cidade, através de um balão de ensaio lançado a partir de uma hipotética e improvável candidatura ao Executivo do ex-prefeito Nevoeiro Junior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui