Bem-estar animal é tema de palestra na GCM de Rio Claro

0

Na tarde desta quarta-feira, dia 4, guardas civis da Patrulha Ambiental do município de Cordeirópolis, além de guardas do Canil e também operacionais da Guarda Civil Municipal de Rio Claro (GCM), participaram de uma palestra promovida pelo médico veterinário e guarda civil municipal Igor Rafael de Carvalho, sobre o novo protocolo adotado para atendimento de ocorrências que envolvem maus tratos a animais. A pauta também incluiu informações sobre a avaliação primária do bem-estar animal.

A palestra faz parte do programa de treinamento contínuo da GCM, que conta com uma patrulha exclusiva para atendimento de ocorrência de maus tratos animais. Para denúncias de flagrante a população deve ligar no número de emergência 153. Para demais denúncias, deve enviar e-mail com fotos do local para ouvidoria@ouvidoria.rc.sp.gov.br.

Sobre bem-estar animal

Bem-estar envolve o estado de saúde física, comportamental e mental.

Bem-estar animal foi definido por Donald Broom, em 1986, como “o estado de um indivíduo em relação às suas tentativas de se adaptar ao ambiente em que vive”.

São princípios norteadores do bem-estar animal:

  • Liberdade nutricional:  Livre de fome e sede. Considera que o animal deve ter acesso à comida e à água em quantidade, frequências e qualidade ideais para consumo.
  • Liberdade sanitária: Diz respeito a viver livre de doenças, dores e livre de ferimentos de qualquer espécie, além do tratamento adequado, incluindo a prevenção com vacinas.
  • Liberdade ambiental: Diz respeito a viver livre de desconforto em um ambiente com temperatura, superfícies e áreas confortáveis.
  • Liberdade comportamental: Livre para exercer o seu comportamento natural. É imprescindível que o animal esteja um ambiente compatível para exercer, por meio de objetos, ações, espaços, entre outros, os seus comportamentos naturais.
  • Liberdade psicológica: Viver livre de sentimentos negativos que possam causar estresse, ansiedade ou medo, evitando assim o sofrimento psicológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui