Rota e Polícia de Choque irão atuar em Rio Claro por conta do aumento da violência no município

Rota e Polícia de Choque irão atuar em Rio Claro por conta do aumento da violência no município sem data de término prevista.

0

Em nota encaminhada a imprensa, o Trigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar confirmou a presença do 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” – ROTA e do 3º Batalhão de Polícia de Choque “Humaitá”, que irão ajudar as forças policiais do município na segurança da cidade a partir da semana que vem. O período total e a data final das atividades conjuntas não foi divulgada.

A ação se deve aos altos índices de violência registrados no município, conforme a redação do RC 8:32 noticiou em primeira mão.

Nota da Polícia Militar na íntegra

O policiamento ostensivo (realizado pela PMESP) é organizado de maneira sistêmica e integrada, de modo que todos os tipos, processos e modalidades de policiamento ostensivo estão interligados por radiocomunicação e dispostos no terreno de forma a assegurar o apoio efetivo (permanente) e eficaz (que apresente o resultado desejado) a cada integrante do sistema. Assim, cada Batalhão de Polícia Militar (BPM) compõe um sistema de policiamento ostensivo e, quando aeronave ou viatura de outra Organização Policial-Militar (OPM) puder ser nele integrada, por meio da unificação de frequência ou por intermediação de um centro de operações (COPOM), esta fará parte do sistema, bem como, havendo interligação por radiocomunicação entre duas ou mais OPM, estas também comporão um sistema de policiamento ostensivo.

Por sua vez, o policiamento ostensivo (ações de fiscalização de polícia, sobre matéria de segurança pública, em cujo emprego o policial militar ou a fração de tropa é identificado de relance, quer pela farda, quer pelo equipamento, armamento ou viatura; (modo de atuar do Poder de Polícia), divide-se em tipos, que são: Policiamento Ostensivo Geral (Urbano e Rural), Policiamento Ostensivo de Trânsito (Urbano ou Rodoviário), Policiamento Ostensivo Ambiental e Policiamento Ostensivo de Choque, este último, executado por força reserva do Comando Geral para emprego em missões extraordinárias de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública no território estadual.

Nesse sentido, considerando os indicadores de homicídio no município em Rio Claro, serão desenvolvidas ações específicas desse tipo de policiamento ostensivo no município, especialmente pelo 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” – ROTA e pelo 3º Batalhão de Polícia de Choque “Humaitá”.

Polícia Militar do Estado de São Paulo, há 190 anos protegendo pessoas, cumprindo as leis, combatendo o crime e preservando a ordem pública.


Acesse e confira as principais notícias policiais do RC 8:32 clicando AQUI.


Boletim de Ocorrência

Ação importante que auxilia o trabalho de inteligência das forças de segurança é registrar o Boletim de Ocorrência (BO) para todos os tipos de crimes (furtos, roubos etc.). O BO auxilia o trabalho da polícia e permite o mapeamento de ações no município.

Delegacia Eletrônica

Outro modo de registrar o Boletim de Ocorrência é por meio digital. A Delegacia Eletrônica de Polícia Civil do Estado de São Paulo foi criada em 04 de fevereiro de 2000 e destina-se ao registro de alguns tipos de boletins de ocorrência criminal pela internet, por meio do site da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado

As ocorrências que podem ser registradas pela Delegacia Eletrônica são: desaparecimento de pessoa; roubo/furto de veículo; ameaça; roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte; furto ou perda de documentos; furto ou perda de celular; furto ou perda de placa de veículo; encontro de pessoa desaparecida; injúria, calúnia ou difamação; e casos de acidente de trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui