As pontes de árvores vivas

0

Coluna do Quincas Borba #13

O fruto da engenhosidade dos povos Khasis e Jaintias, são pontes formadas por raízes de árvores na região de Cherrapunji, Índia. Nessa região é difícil caminhar pelas colinas verdejantes, montanhosas, encharcadas, acidentadas e cortadas por riachos. As encostas são repletas de vegetação rasteira e escorregadia por conta da lama.

Durante o período de chuva, as trilhas entre as aldeias desmoronam desfiladeiro abaixo, e a região fica repleta de cachoeiras e rios impossíveis de serem atravessados. Transitar por esses obstáculos naturais requer pés hábeis, pulmões de ferro e capacidade de observação demorada.

A falsa-seringueira abundante na região, produz fortes raízes aéreas semelhantes a cabos de aço. Quando atadas a uma estrutura qualquer, como por exemplo: caules de bambu, podem ser direcionadas ao longo dos anos para crescer horizontalmente sobre barrancos, desfiladeiros e rios, entrelaçando-se de modo a formar suportes e apoios para passarelas vivas, capazes de suportar até 50 pessoas ao mesmo tempo.

Essa metamorfose que passa nossos pensamentos é algo normal; mesmo que demore, devemos procurar a nossa própria identidade, a nossa própria essência de ser. Não é uma tarefa fácil. A princípio, devemos conhecer a nós mesmos, como dito por Sócrates. Após a difícil prática de conhecer a si mesmo, entramos na formação de nossa identidade.


Leia todas Coluna do Quincas Borba clicando AQUI.


As pontes que utilizamos atualmente de madeira ou de aço com o passar dos anos se deterioram. Já as pontes de raízes vivas ficam mais resistentes com o passar do tempo, sobrevivendo por até 600 anos.
Algumas dessas pontes cresceram na época em que invasores do reino feudal de Ahon (atualmente Mianmar), dominavam as colinas de Meghalaya. Eles transportavam cargas a pé quando, segundo o “Relatório sobre as Colinas de Khasi e Jaintia – 1853” de autoria de A.J.M. Mills, Harry Inglis, comerciante corrupto e colonizador britânico, passou a aterrorizar a população da região fronteiriça com torturas e assassinatos nas décadas de 1830 e 1840.

Legenda: Esta ponte perto da vila de Riwai, no estado indiano de Meghalaya, foi formada a partir das raízes das árvores, -Foto: Aliaksandr Mazurkevich, Alamy/Reprodução National Geographic


Nobres Reflexões é escrita pelo aluno Pedro Vinicius Nobre de Toledo, da Escola Marciano de Toledo Piza, Rio Claro/SP e colunista do Jornal Quincas Borba, filiado a Rede Camões de jornais escolares. O projeto tem fins pedagógicos e é realizado por alunos da rede estadual de ensino dentro das atividades de língua portuguesa. Visite nosso site clicando AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui